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GRÃO DE BICO: UMA LEGUMINOSA MILAGROSA

Grão de Bico: Uma leguminosa milagrosa

Ele te ajuda a emagrecer e ainda te deixa feliz!


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Já está mais do que provado que a escolha certa dos alimentos é essencial para a boa saúde. E a bola da vez é o grão de bico. Rico em fibras, ferro, cálcio, proteínas e em vitaminas do complexo B, esta é uma leguminosa quase milagrosa, que traz diversos benefícios à saúde.

“O grão de bico é rico em vitaminas do complexo B e sua composição rica em fibras diminui a absorção de glicemia e colesterol, contribuindo consideravelmente no tratamento da diabete e das hipercolesterolemias (colesterol ou LDL alto)”, ressaltou a nutricionista Lílian Assis, responsável pelo Plano de Emagrecimento Suadieta.

Os benefícios desta leguminosa não param por aí. A especialista acrescenta o efeito do grão de bico para o bom funcionamento do intestino e também para o bom-humor: “Ele possui uma substância chamada triptofano que aumenta a secreção de serotonina, causando a sensação de bem-estar e alegria”.

E para quem quer emagrecer, a boa notícia! “O grão de bico também interfere na perda de peso, já que o alto teor de fibras implica o funcionamento regular do intestino e na sensação de saciedade. Mas, para isso, ele deve ser usado em preparações pobres em gordura. Incluí-lo em saladas, ensopados, sopas e pasta (homus) são ótimas opções”, esclarece ela.

O ideal é que todos consumam diariamente qualquer que seja a leguminosa, mas, de acordo com a nutricionista, o alto custo destes alimentos é o que complica a sua inclusão no nosso cardápio. Ela ainda destaca que, por este motivo, o feijão é a leguminosa mais comum na nossa rotina. Porém, esta troca não é tão vantajosa assim.

“100 gramas de feijão preto contém 69 calorias, 1,50 miligramas de ferro, 17 miligramas de cálcio, 4,4gramas de proteína. O grão de bico é mais rico em ferro, cálcio e proteína. Sua composição é de 136 calorias, 2,30 miligramas de ferro, 78 miligramas de cálcio, 6,60 gramas de proteína. Por mais que ele ganhe no quesito caloria, a sua composição nutricional é bem mais rica e benéfica à saúde”, finaliza a nutricionista.



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