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OS BENEFÍCIOS DE MALHAR 30 MINUTOS POR DIA

Os benefícios de malhar 30 minutos por dia

Praticar 30 minutos de exercícios por dia melhora o condicionamento físico. Confira!


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Adotar um novo estilo de vida mais saudável não é uma missão impossível. Basta ter força de vontade e disposição para mudar os hábitos e viver mais. Para os sedentários, um bom jeito de começar a escrever essa nova história é praticar exercícios físicos por 30 minutos. Esta prática é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O professor Rodolfo Mingatos Vieira, Educador Físico da academia Wellness Sport Club, de Ribeirão Preto, em São Paulo, explica os benefícios desta meia-hora de malhação.

1 - Quais os benefícios de praticar 30 minutos de exercícios por dia?

A melhor forma de fazer com que uma pessoa adote um novo estilo de vida saudável é praticar algum tipo de atividade física. Para uma pessoa que está com baixo nível de condicionamento, ou seja, sedentária, esses 30 minutos por dia resultam em uma melhora do sistema cardiovascular e normalizam os níveis de açúcar no sangue.

Se a pessoa escolher a musculação, que não necessita que o praticante tenha inicialmente um ótimo nível de condicionamento, ela conseguiria aumentar a massa muscular, reduzindo o percentual de gordura, melhorando suas atividades em casa e no trabalho, além da estética e, consequentemente, a sua autoconfiança. Tudo isso se aplica a outras atividades como, por exemplo, a corrida. Mas, esta exige algum nível de condicionamento inicial, o que deve ser conquistado aos poucos e planejado por um educador físico.

2 - É possível ficar em forma e eliminar calorias malhando 30 minutos por dia?
 
Qualquer tipo de atividade queima calorias, isso é um fato! Em 30 minutos é possível gastar mais ou menos calorias, dependendo da intensidade do exercício aplicado nesse tempo. Mas, ficar em forma, ou seja, conseguir baixar o percentual de gordura está mais ligado às estratégias nutricionais em conjunto com a atividade. Um programa alimentar elaborado por um nutricionista que faça a pessoa ingerir menos calorias do que gasta, associado a 30 minutos de atividade física, poderia baixar o percentual de gordura do praticante.

Vale lembrar que a escolha do melhor exercício para se fazer nesses 30 minutos deve ser feita por um professor de educação física.

3 - Qual o tempo mínimo para conseguir conquistar a tão sonhada boa forma e melhorar a condição física?

Para melhora da condição física no geral, 30 minutos são suficientes. Posteriormente, com ajuda de um profissional, é possível planejar um aumento de intensidade de forma linear e na atividade estabelecida. Se o indivíduo tiver apenas 30 minutos para praticar atividade é preferível que esta seja de alta intensidade como corrida, corrida intervalada (tiros) e musculação. Tais modalidades acelerarão a melhora na forma física e estética. Vale ressaltar que para resultados mais rápidos e duradouros o melhor é conciliar tudo isso com uma dieta planejada por um profissional.

4 - Quais os exercícios que podem ser feitos 30 minutos por dia?

Praticamente todos! O ideal é escolher a modalidade junto a um profissional de educação física, pois este sabe qual seria o melhor de acordo com as necessidades individuais e o objetivo do praticante. 

Alerta geral

O professor Rodolfo Mingatos faz um alerta para quem malha ou quer começar a malhar. “A única maneira de uma pessoa que, mesmo sem estar em dieta restritiva em calorias, pode conseguir diminuir o percentual de gordura e consequentemente do peso em 30 minutos é escolher um tipo de treinamento de alta intensidade”, disse.

“O treinamento intervalado é uma opção, ou mesmo a musculação, pois com 30 minutos desses dois tipos de exercício é possível aumentar o gasto calórico em repouso, ou seja, o indivíduo continua gastando uma quantidade maior de calorias em horários em que ele não está treinando”, completou.

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