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DIET, LIGHT E, AINDA, ZERO!

Diet, light e, ainda, zero!

A cada dia, um novo produto chega aos mercados prometendo fazer verdadeiros milagres quando o assunto é dieta. Descubra a diferença entre eles!


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Se não bastasse ter que escolher entre o diet e o light, a moda do “produto zero” invadiu de vez o mercado. E agora? Qual deles é o mais indicado para a sua dieta e para a sua saúde? Antes de se desesperar, confira as diferença entre eles e escolha aquele que mais se encaixa na sua dieta!

Diet - É formulado com modificações especiais para se adequar a diferentes dietas ou indivíduos com necessidades metabólicas específicas. Nessa categoria estão os alimentos com restrição e/ou isenção de nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras e sódio), alimentos para controle do peso e, especificamente, alimentos para dietas de ingestão controlada de açúcares, como por exemplo, dietas para portadores de diabetes.

Light - Indica diferenças na composição de um produto em comparação a um produto tradicional. Um alimento é considerado light quando apresenta redução mínima de 25% das calorias ou de algum nutriente em relação ao original, como por exemplo, gordura. Alguns pães são considerados light pelo seu teor reduzido de gorduras e não, necessariamente, de calorias.

Zero - Foi o último a integrar os termos empregados em embalagens de alimentos. O nome zero indica que o alimento apresenta restrição ou isenção de algum nutriente em comparação com a versão tradicional. Se a isenção for de açúcares, o produto ainda deve apresentar valor calórico reduzido. Um caso de alimento zero são os refrigerantes, que são isentos de açúcar e possuem muito menos calorias em comparação ao produto original.

A nutricionista Isabela Cardoso Pimentel, do setor de Nutrição Preventiva do HCor, explica que "A portaria referente ao termo light, por exemplo, não estabelece valor máximo de restrição. É comum existir alimentos isentos de algum nutriente ou caloria e que poderiam receber a designação de diet ou zero - com o termo light em seu rótulo".

Em contrapartida, os termos zero e diet também se confundem, mas compreendendo a legislação o termo diet se refere a um alimento original e o termo zero se refere a uma versão modificada do original sem indicação específica a uma determinada doença. "A população freqüentemente confunde alimento diet com alimentos de poucas calorias, porém, não necessariamente, é desta forma. Um alimento restrito em açúcar pode conter maior teor de gorduras e apresentar teor calórico igual ou maior que o original como ocorre com o chocolate diet", ressalta a nutricionista Camila Gracia, também da equipe do setor de Nutrição Preventiva do HCor.

Procure a ajuda de um médico e descubra qual destes três tipos de alimento é o melhor para a sua saúde e, claro, será um aliado quando o assunto é a sua boa forma.



ATENÇÃO!

Todas as informações sobre dieta, serviços de dieta e atividades físicas oferecidos pelo Suadieta não substituem a dieta, o acompanhamento e as atividades físicas prescritos por profissionais de saúde como: médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física, respectivamente.

A dieta proposta pelo Suadieta é pessoal e intransferível, ficando o usuário responsável por qualquer divulgação da dieta a terceiros.

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