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BOA NUTRIÇÃO AUXILIA NO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

Boa nutrição auxilia no envelhecimento saudável
A dieta e o estilo de vida escolhidos pelo indivíduo definirão se a pessoa terá um envelhecimento saudável ou não. 
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Boa alimentação. Este é um dos segredos para quem deseja envelhecer de maneira saudável e viver mais. Segundo os nutrólogos, através de uma boa nutrição diversas enfermidades comuns aos idosos podem ser evitadas, entre elas as temidas doenças cardíacas, diabetes, hipercolesterolemia, osteoartrose e cânceres.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ao completar 60 anos de idade, uma pessoa passa a ser considerada idosa. Durante o envelhecimento há uma perda óssea, de massa muscular e um aumento da gordura corporal. A função digestiva também fica prejudicada, pois há uma menor produção de ácido clorídrico e um achatamento das microvilosidades intestinais impedindo uma boa absorção dos nutrientes. A produção de vitaminas essenciais para organismo, como a B12, B6 e D, também ficam em queda nesta faixa etária.

A Nutrologia atua nesta área repondo os minerais, vitaminas e nutrientes necessários para cada caso de perda ou queda na produção. É altamente recomendado que ao chegar aos 60 anos seja mantida uma dieta rica em frutas, hortaliças, peixes, azeite, nozes e castanhas. A ingestão destes tipos de alimentos será extremamente benéfica para amenizar a velocidade de deterioração do nosso organismo.

A dieta e o estilo de vida escolhidos pelo indivíduo definirão se a pessoa terá um envelhecimento saudável ou não. Nunca é tarde para se tomar as medidas necessárias para eleger um bom plano nutricional e uma boa prevenção do envelhecimento precoce.

Confira dicas da Nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, Dra. Sylvana Braga, para um cardápio que contribua para o envelhecimento saudável:

Café da manhã:
Um copo de iogurte desnatado, uma colher de chá de aveia, chá branco, nozes, uma fatia de melancia, uma fatia de queijo branco com uma fatia de pão integral.

Almoço:
Salada de folhas verdes, tomate e beterraba, espinafre refogado, berinjela no vapor, uma porção de peixe com ervas, duas colheres de sopa de arroz vermelho e uma colher de sopa de feijão Azuki.
Sobremesa:
Uma fatia de melão Orange.

Lanche:

Seis morangos com duas castanhas do pará, uma xícara de leite com canela.

Jantar:
Salada de quinoa e cenoura ralada, sopa de legumes verdes com frango desfiado e limonada.
Sobremesa:
Dois figos frescos

Ceia:
Chá vermelho, arroz integral, grão de bico, carne vermelha (duas vezes por semana), linhaça, amendoim, pão de aveia, sopa de beterraba ou abóbora.

ATENÇÃO!

Todas as informações sobre dieta, serviços de dieta e atividades físicas oferecidos pelo Suadieta não substituem a dieta, o acompanhamento e as atividades físicas prescritos por profissionais de saúde como: médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física, respectivamente.

A dieta proposta pelo Suadieta é pessoal e intransferível, ficando o usuário responsável por qualquer divulgação da dieta a terceiros.

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