LOGIN:

Digite seu email:
Senha:
Esqueceu a senha? Cadastre-se grátis


Plano de emagrecimento

FERRAMENTAS
& TABELAS


PLANO DE
EMAGRECIMENTO
SUADIETA

Plano de Emagrecimento

faixa_saude.png

OS PERIGOS DO USO INDISCRIMINADO DE DESCONGESTIONANTE NASAL

Os perigos do uso indiscriminado de descongestionante nasal
O descongestionante nasal tem uma venda muito grande, está entre as cinco medicações mais usadas sem receituário, o que é algo preocupante.
Imprimir
enviar por email
Compartilhe:
Quem nunca fez uso de um descongestionante nasal para aliviar o sintoma de nariz entupido, seja por conta da poluição, ar seco, rinite, sinusite ou outras dificuldades respiratórias? A questão a ser observada, é que esse medicamento traz apenas um alívio imediato e mascara a causa do problema que precisa ser identificada e tratada. 

Segundo o dr. Arnaldo Guilherme Braga Tamiso, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, o descongestionante nasal tem uma venda muito grande, está entre as cinco medicações mais usadas sem receituário, o que é algo preocupante. “Outro fator importante a se destacar é que o seu uso indiscriminado pode levar ao vício e questões mais graves de saúde”, comenta.

O nariz é um local muito vascularizado e, quando entope, há a dilatação das veias, dificultando a respiração. O descongestionante nasal atua como vasoconstritor e faz com que os vasos sanguíneos nas membranas mucosas desinchem e a pessoa consiga respirar normalmente. 

Se o uso não for prolongado, por até 5 dias, pode ajudar a trazer o alívio nos períodos de gripes e resfriados. Mas, aplicar o descongestionante nasal continuamente, por mais de 10 dias, pode acarretar problemas cardíacos, risco de trombose, arritmia cardíaca e até infarto do miocárdio. E a medicação deve ser indicada por um médico. O Dr. Arnaldo ainda ressalta que há um risco do “efeito rebote”, ou seja, o organismo vai precisar cada vez uma dose maior, em menor tempo, para conseguir o mesmo resultado.

“Procure sempre ajuda de um especialista antes de se automedicar para descobrir e tratar a causa do entupimento das narinas, que pode ser sinusite, desvio de septo ou pólipo nasal, entre outras”, explica o especialista.



ATENÇÃO!

Todas as informações sobre dieta, serviços de dieta e atividades físicas oferecidos pelo Suadieta não substituem a dieta, o acompanhamento e as atividades físicas prescritos por profissionais de saúde como: médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física, respectivamente.

A dieta proposta pelo Suadieta é pessoal e intransferível, ficando o usuário responsável por qualquer divulgação da dieta a terceiros.

© Suadieta - Todos os direitos reservados

Servidor:APP