LOGIN:

Digite seu email:
Senha:
Esqueceu a senha? Cadastre-se grátis


Plano de emagrecimento

FERRAMENTAS
& TABELAS


PLANO DE
EMAGRECIMENTO
SUADIETA

Plano de Emagrecimento

faixa_fitness.png

CIRURGIA PLÁSTICA X PRÁTICA ESPORTIVA: O QUE PODE E O QUE NÃO PODE SER FEITO APÓS UMA CIRURGIA

Cirurgia plástica X Prática esportiva: O que pode e o que não pode ser feito após uma cirurgia

Veja em quanto tempo você pode voltar a se exercitar após uma cirurgia e como as atividades influenciam no resultado!


Imprimir
enviar por email
Compartilhe:

Uma das maiores dúvidas de quem se submete a uma cirurgia plástica é: Quando vou poder voltar a praticar minhas atividades físicas normalmente? Até mesmo porque, dependendo do tipo da cirurgia, isso pode influenciar diretamente no seu resultado.

"Existe um período de pós-operatório, no qual o corpo está se adaptando às novas condições e se recuperando da cirurgia. O prazo de recuperação e de maior controle na realização de atividades varia de acordo com a cirurgia realizada. Mas, trata-se um intervalo de extrema importância, no qual o paciente deve seguir as recomendações médicas, para que a fase seja menos dolorida, confortável e rápida", avalia o cirurgião Alan Landecker.

Para que você fique por dentro deste assunto, o especialista responde às dúvidas mais comuns de seus pacientes:

1- Qual a importância de malhar depois de fazer uma cirurgia plástica?

É fundamental, principalmente em cirurgias ligadas ao contorno corporal, como a lipoescultura ou lipoaspiração. Como os músculos estão abaixo da gordura e da pele, se eles estiverem tonificados, o resultado será melhor. Quando os músculos estão flácidos, a tendência é das vísceras irem para frente e isso deixa a pessoa com barriga.

2) Em quanto tempo, depois da cirurgia, a pessoa pode começar a se exercitar?

Enquanto tem pontos na região operada, o paciente não pode fazer exercícios físicos. Os pontos são retirados de 7 a 14 dias após a cirurgia plástica. Dessa forma, em média, a volta às atividades físicas pode acontecer depois de duas semanas. A pessoa já pode começar com atividades leves, andar de bicicleta sem peso, caminhadas - nada de atividades de alto impacto. É importante que ela comece a exercitar o corpo. No ritmo adequado, a atividade física ajuda até a diminuir o inchaço mais rapidamente.

Existem, entretanto, algumas situações específicas que devem ser consideradas:

- Quem passou por uma cirurgia para implante de prótese de mama, tem que aguardar pelo menos dois meses para realizar exercícios de braço, como aqueles realizados nos aparelhos de musculação. A mulher também deverá utilizar, desde o início, tops que ofereçam melhor suporte, para evitar que os seios balancem.

- Já quem fez rinoplastia, deve evitar exercícios físicos que podem causar traumas durante os dois primeiros meses após a operação.

3) Faça uma comparação entre uma pessoa que malha depois de uma plástica e outra que não malha.

É fundamental a prática dos exercícios, porque eles ajudam na manutenção dos resultados da cirurgia, além de melhorar o contorno muscular. A cirurgia plástica não faz milagres, ela integra um plano de bem-estar, que inclui atividade física e dieta alimentar equilibrada. Quando a pessoa não realiza esse plano, a tendência é que a pessoa volte a engordar.

4) Quais os cuidados gerais que a paciente deve ter para malhar depois de uma cirurgia?

A prática do exercício físico deve ser progressiva, a intensidade tem que ir de leve a mais intensa gradualmente. É essencial a orientação de um profissional de Educação Física. Mesmo as pessoas que gostam de ir à academia diariamente, podem manter esse hábito, mas respeitando o aumento gradual do ritmo. De uma maneira geral, após quatro semanas da cirurgia, ela pode malhar normalmente.


Confira abaixo os tipos de cirurgias e o tempo para a prática esportiva:

Face
Exercícios intensos, como ginástica aeróbica, corrida e ciclismo podem ser realizados após um mês. Esportes de contato corporal devem ser evitados por dois meses.

Pálpebras
Os esportes que não envolvem contato físico podem ser iniciados após três semanas. Esportes de contato ou com bolas devem ser evitados no período de quatro a seis semanas.

Nariz
Atividades físicas devem ser evitadas de três a quatro semanas, já que o aumento de fluxo sanguíneo para a região da cabeça pode gerar sangramentos e retardar a reabsorção do inchaço. Após este período, pode-se retornar à rotina de atividades esportivas lentamente. Esportes de contato e modalidades com bola devem ser evitados por, pelo menos, dois meses.

Otoplastia (orelha de abano)
Exercícios intensos como ginástica aeróbica, corrida e ciclismo podem ser realizados após um mês.

Mamas
Bicicleta ergométrica pode ser realizada após três semanas, contanto que o tórax e os braços fiquem imóveis. Qualquer exercício que utilize os braços de forma intensa, como natação, levantamento de peso, corrida, tênis e outros esportes com bola, são permitidos após dois meses.

Lipoaspiração
Os esportes podem ser reiniciados após três ou quatro semanas.

Cirurgia das Coxas
Qualquer atividade que utilize as pernas de forma vigorosa deve ser evitada durante dois meses. Esportes que utilizam somente braços podem ser retomados após três ou quatro semanas.



ATENÇÃO!

Todas as informações sobre dieta, serviços de dieta e atividades físicas oferecidos pelo Suadieta não substituem a dieta, o acompanhamento e as atividades físicas prescritos por profissionais de saúde como: médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física, respectivamente.

A dieta proposta pelo Suadieta é pessoal e intransferível, ficando o usuário responsável por qualquer divulgação da dieta a terceiros.

© Suadieta - Todos os direitos reservados

Servidor:APP