LOGIN:

Digite seu email:
Senha:
Esqueceu a senha? Cadastre-se grátis


Plano de emagrecimento

FERRAMENTAS
& TABELAS


PLANO DE
EMAGRECIMENTO
SUADIETA

Plano de Emagrecimento

faixa_saude.png

PREVENÇÃO NA INFÂNCIA REDUZ PROBLEMAS DO SONO EM ADULTOS

Prevenção na infância reduz problemas do sono em adultos
A ortodontista esclarece que atualmente os distúrbios de sono nos adultos são um caso grave de saúde pública, porque provocam outras doenças associadas.
Imprimir
enviar por email
Compartilhe:
Dormir bem faz bem à saúde. De acordo com a ortodontista Renata Feres, é importante ampliar o conhecimento da população sobre o assunto e, mais relevante ainda, possibilitar a redução do número de adultos e crianças que sofrem com os distúrbios do sono. 

A ortodontista esclarece que atualmente os distúrbios de sono nos adultos são um caso grave de saúde pública, porque provocam outras doenças associadas. “No adulto o tratamento de ronco e apneias, por exemplo, é possível, e existem várias opções, porém, a maioria deles não cura. Ou seja, o paciente será dependente de um aparelho ao longo da vida”, coloca Renata Feres. A especialista adverte de que a melhor maneira de evitar o problema são a prevenção e a detecção dos distúrbios do sono ainda na infância.

Caso a criança apresente distúrbios enquanto dorme, e se os problemas forem causados por obstrução das vias aéreas ou alterações craniofaciais, a recomendação aos pais é buscar o tratamento multidiscilplinar com otorrinolaringologista e ortodontista. Renata explica que as crianças que apresentam apneia obstrutiva do sono e ronco frequentes, normalmente têm o céu da boca estreito e profundo, mandíbula pequena, posição de língua baixa e respiram pela boca. Observa ainda que este quadro pode ser melhorado com o uso de determinados aparelhos, que terão como objetivo ampliar as estruturas da boca melhorando a passagem de ar.

Segundo a especialista, pesquisas recentes comprovam que a associação entre tratamento ortodôntico e cirurgias otorrinolaringológicas reduz drasticamente os distúrbios de sono na infância, permitindo que a criança cresça e se desenvolva melhor. “Suas funções como mastigação, deglutição e respiração serão mais eficientes e, como conseqüência, a qualidade de vida melhora muito”, assegura Renata Feres. Ela reforça a importância da prevenção, informando que a incidência de ronco em crianças na população em idade pré- escolar é de 6% a 9%, porém quando o levantamento é feito apenas em crianças respiradoras bucais o índice aumenta para 42%.

Apesar de ainda ser muito recente a interrelação da ortodontia com os distúrbios do sono, Renata coloca que centros de pesquisa especializados citam o ortodontista como peça-chave na resolução deste problema, pois o tratamento ortodôntico corrige as alterações nas bases ósseas, na posição dos dentes e na mordida. “Os aparelhos podem ser fixos ou removíveis, dependendo da avaliação clínica, da idade e do grau de maturidade da criança”, descreve.

“Quando pensamos em ortodontia, muitas vezes, nos lembramos apenas dos bráquetes e dentes tortos”, afirma Renata. Porém, a especialidade vai além disso: “Melhora a posição dos dentes, é claro, mas seu lado funcional e o desenvolvimento adequado das estruturas esqueléticas é essencial”, acentua. 

ATENÇÃO!

Todas as informações sobre dieta, serviços de dieta e atividades físicas oferecidos pelo Suadieta não substituem a dieta, o acompanhamento e as atividades físicas prescritos por profissionais de saúde como: médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física, respectivamente.

A dieta proposta pelo Suadieta é pessoal e intransferível, ficando o usuário responsável por qualquer divulgação da dieta a terceiros.

© Suadieta - Todos os direitos reservados

Servidor:APP