LOGIN:

Digite seu email:
Senha:
Esqueceu a senha? Cadastre-se grátis


Plano de emagrecimento

FERRAMENTAS
& TABELAS


PLANO DE
EMAGRECIMENTO
SUADIETA

Plano de Emagrecimento

faixa_saude.png

ENCARE A MENOPAUSA APENAS COMO UMA NOVA ETAPA NA VIDA

Encare a menopausa apenas como uma nova etapa na vida
Segundo especialista, é possível levar uma vida normal e saudável após entrar na menopausa. 
Imprimir
enviar por email
Compartilhe:
Muitas mulheres ainda associam a chegada da menopausa com uma fase que traz consigo diversos fatores ruins e as alterações de seus hábitos de vida. Mas, existem formas saudáveis de passar por este momento sem sofrer tanto com a mudança. Conheça um pouco mais sobre o assunto e entenda porque a reposição hormonal é uma das opções de tratamento.

Segundo os doutores Carlos Antonio Del Roy e Raimundo Nunes, coordenadores de ginecologia do Hospital Sepaco, a menopausa é a última menstruação da mulher, não existindo uma idade exata para ocorrer. “Varia entre 45 e 55 anos, entretanto, há casos espontâneos de menopausa precoce, que pode ocorrer antes desta faixa etária”, explica o Dr. Del Roy.

Nesta hora, os ovários deixam gradativamente de produzir os hormônios progesterona e estrogênio até perderem a capacidade de funcionar. É comum que a menstruação fique irregular, vindo em dias aleatórios e em fluxos diferentes, levando a amenorreia – ausência da menstruação.

O problema que vem acompanhado deste fenômeno são os sintomas desconfortáveis que a queda na produção dos hormônios acarreta. “Os mais frequentes são: calor excessivo, alteração do sono, diminuição da libido, suores noturnos, ressecamento vaginal, dor durante o ato sexual, diminuição da atenção e memória”, explica o dr. Raimundo. 

O dr. Del Roy, também alerta para a importância de procurar auxílio médico. “Mesmo sendo um processo natural do corpo, o início da menopausa pode interferir no modo de vida da mulher e é preciso saber como agir nesta hora”, explica. 

Existe tratamento para a menopausa?

Existe uma crença de que a reposição dos hormônios (forma mais comum de cuidado) traz outros problemas, como engordar, aumentar a produção de pelos e até causar câncer. “O tratamento com hormônios é apenas a reposição da quantidade que um dia a mulher produziu, ou seja, não traz malefícios para o corpo”, esclarece o dr. Del Roy.

“Há também terapias alternativas que podem amenizar estes sintomas. O mais importante é que o tratamento seja individualizado. O médico e a paciente devem entrar em consenso das vantagens e desvantagens de cada cuidado, para que a melhor opção seja escolhida”, afirma o dr. Raimundo.

O dr. Del Roy enfatiza ainda que é possível levar uma vida normal e saudável após entrar na menopausa. “A reposição hormonal é de, no máximo, 10 anos e traz um alívio significativo dos sintomas da menopausa”, comenta.

Segundo o dr. Raimundo, os hábitos saudáveis também contribuem para o bem-estar nessa fase da vida. “Exercícios diários de, em média, trinta minutos, uma alimentação rica em verduras, carnes magras e legumes, baixa ingestão de sal, aumento no consumo de fibras e moderação com álcool, são recomendações para levar uma vida melhor na menopausa”, conclui.

ATENÇÃO!

Todas as informações sobre dieta, serviços de dieta e atividades físicas oferecidos pelo Suadieta não substituem a dieta, o acompanhamento e as atividades físicas prescritos por profissionais de saúde como: médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física, respectivamente.

A dieta proposta pelo Suadieta é pessoal e intransferível, ficando o usuário responsável por qualquer divulgação da dieta a terceiros.

© Suadieta - Todos os direitos reservados

Servidor:APP